Juizo Municipal: Dr Domingos José Alves da Silva Escrivão: Manoel José de Araújo Silva ( Interino)
Escrivão: Luís Gonzaga de Góes Autor: Antônio José de Araújo de Oliveira e Vasconcelos em representação à sua mulher Dona Maria Acioly Vasconcelos.
Réu: João Camilo de Araújo
Trata-se de uma ação de libelo Cível entre partes, onde o autor peticiona o pagamento da quantia de $ 653. 480 mil réis, que coube à sua esposa Dona Maria Acioly Vasconcelos, por ocoasião da partilha do Juiz de Órfãos, no inventário de seu pai ( sogro do autor ), o falecido Sr. José Antonio Pereira, quantia esta determinada conforme Carta de Sentença e que não fora cumprida pelo Réu
Maceió
3 Descrição arquivística resultados para Maceió
Juizo Municipal e de Órphãos da Comarca de Maceió: Doutor Aureliano Antônio Ribeiro e Silva.
Juízo Municipal e de Órphãos da Comarca de Atalaia: Doutor Espriridião Tenório de Albuquerque.
Escrivão: Luíz Gonzaga de Góes.
Autor/ inventariante: Antônio Gualter de Araújo Peixoto.
De cujos: Dona Luzia Cavalcante de Albuquerque .
Trata-se de uma ação de inventário da falecida Dona Luzia Cavalcante de Albuquerque (falecida em 8 de fevereiro de 1882) , ajuizada pelo seu filho Antônio Gualter de Araújo Peixoto, proprietário do Engenho Cobra, município de Maceió, onde o requerimento pede sua nomeação como inventariante dos bens deixados por sua finada mãe, requer citação dos demais legítmos herdeiros maiores: Dona Maria Cavalcante de Albuquerque, viúva do tenente Coronel José Alves da Silva; Dona Sibella Alves da Silva, casada com o Capitão Nicolau Alves da Silva. Citação está que deverá ser feita por intermédio de uma carta precatória citatória ao Juízo Municipal da Comarca de Atalaia, onde residem os demais herdeiros, que deverão comparecer para viabilizar a partilha amigável ,sob pena de revelia. O processo possui várias planilhas e listas de escravizados.
Juiz Municipal da Comarca de Maceió: Dr. Aureliano Antonio Ribeiro e Silva Escrivão: Luis Gonzaga de Góes. Autor: Manoel Ramalho Advogado: Manoel Balthazar Pereira Diegues . Réus: Os órfãos Febronio , João. Roza ( todos menores de 14 anos, representados por seu tutor João Marinho de Mello ( avô dos mesmos)
Trata-se de uma ação ordinária libelo cível, onde o autor, alegando não ter ocorrido acordo com os herdeiros do falecido Sr. José Marinho de Mello, representados pelo avô, a cerca de uma dívida de uma dívida de 1.991.590 ( um conto, novecentos e noventa e um, quinhentos e noventa mil réis) vem requerer perante o juízo municipal o pagamento da mesma.