Mostrando 145 resultados

Descrição arquivística
83 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais
BR ALTJ FTRBA-AL-CIV-00005 · Processo · 18-04-1784
Parte de TRIBUNAL DA RELAÇÃO DA BAHIA

Mestre de Sumaca: Reinado da Rocha
Mestre de Sumaca: Manoel Ferreyra dos Santos
Mestre de Sumaca: Silvestre Domingues da Silva
Mestre de Sumaca: Antonio Coelho
Mestre de Sumaca: José de Araújo Rapozo
Capitão: Domingos Pires Ferreyra
Capitão: Manoel Pereira de Azevedo Fajardo
Escrivão: João Batista de Souza / Francisco José de Sales / Francisco de Araújo Lima

Translado de documentos referentes a embarcações e transporte de carga de tabaco, que saíram do porto da Ribeira São Miguel-AL, com os mestres de Sumaca: Reinaldo da Rocha, Manoel Ferreira dos Santos, José de Araújo Raposo e outros

Comarca das Alagoas
Sentença civil
BR ALTJ FTRPE-MCZ-CIV-00006 · Processo · 1882
Parte de TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE PERNAMBUCO

Juiz de Direito da Comarca de Maceió: Sr. Antonio Joaquim Buarque do Nascimento
Escrivão: José Vieira Lampaio.
Juiz Municipal Suplente em exercício na cidade de Maceió: Capitão Zacarias Correia de Araújo.
Escrevente: Manoel Iago de Mello Aguiar Autor: Manoel Pereira da Costa (em posse do escravo Pedro ) Advogado: Dr. Antônio Antero Alves Monteiro / Dr. Antônio Joaquim de Moraes
Réu: Pedro Tenório Carneiro de Albuquerque
Advogado: Conselheiro Dr. Francisco A. Baptista / Dr. Manoel do Nascimento Machado. Oficial do Juízo Municipal: Francisco José Gonçalves. Chefe de Polícia da Província das Alagoas: Sr. Gonçalo Paes de Azevedo Farco. Trata-se de uma ação de libelo civel, onde há a disputa pela propriedade e posse do escravo d e nome Pedro. A ação foi promovida pelo tenente-coronel Pedro Tenório Carneiro de Albuquerque, proprietário do engenho Pratagy grande (de cima) na freguesia de Ipioca. Disse o autor que comprou o escravo Pedro, do Sr. Carlos José da Silva ( casado com Dona Anna Joaquina de Jesus) conforme escritura pública requerendo mandado de busca e apreensão ao Senhor delegado de Polícia, pois o dito escravo se achava em poder do Sr. Manoel Pereira da Costa, proprietário do Engenho Bambussal, da Freguesia de Ipioca.

Comarca Maceió
Requerimento de protesto
BR ALTJ FTRPE-MCZ-CIV-00010 · Processo · 1872
Parte de TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE PERNAMBUCO

Juiz Municipal e Comercial: Dr. Antonio Jacintho de Sampaio. Escrivão: Manoel José de Araújo Silva. Autor: Capitão Francisco Pedro de Almeida. Trata-se de um requerimento de Protesto, onde o capitão Francisco Pedro de Almeida, capitão do Patacho Brasileiro " Invencível, tendo o perito nomeados para examinar o referido patacho, concordaram que o navio se acha completamente inutilizado, impossível de reparo querendo o requerente fazer dele abandono, pedindo para tomar por temo e que seja nomeado curador nomeado aos interessados ausentes para promover o que bem for da companhia de reparos.

Comarca Maceió
BR ALTJ FTRPE-MCZ-CIV-00054 · Processo · 1886
Parte de TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE PERNAMBUCO

Oficial de registro de casamento: Luiz Gonzaga de Góes (?)
Requerentes: Antonio Luiz Gonçalves Costa e D. Silvina Adelina Benevides Galvão.

Trata-se de requerimento de habilitação de casamento de Antonio Luiz Gonzaga Costa e Dona Silvina Adelina Benevides Galvão.

Comarca Maceió
BR ALTJ FTRPE-MCZ-CIV-00009 · Processo · 1872
Parte de TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE PERNAMBUCO

Juiz Municipal e Comercial: Dr. Antônio Jacintho Sampaio. Escrivão: Manoel José de Araújo Silva. Autor: Antônio José de Almeida Costa. Trata-se de um requerimento de arrematação dos objetos salvados do Hyate Rio Bonito. O comerciante Antônio José de Almeida Costa, em face do naufrágio, em São Miguel dos Campos, do Hyate Rio Bonito, de sua propriedade no dia 17 de junho de 1872, cujos bens salvados encontram-se recolhidos por ordem do Dr. Inspetor da Alfândega, recolhidos ao trapiche do Jaraguá, requer a arrematação dos referidos objetos.

Comarca Maceió